Whatsapp
Autor Incocryl
Data 9 de novembro de 2021
O que são Bactérias? Tipos e principais características!

Você sabe o que são bactérias? Esses microrganismos vivos são unicelulares, procariontes, não possuem núcleo, mas tem organelas ligadas à membrana e constituem o reino Monera.

Existem diversos tipos bactérias, sendo algumas benéficas ao ser humano e ecossistema, e outras que causam doenças. Nem todas as bactérias são iguais, algumas podem viver em isolamento e outras em grupos, com formas típicas e que variam entre espécies, por isso são divididas em categorias distintas.

No texto de hoje, vamos abordar esse tema extremamente importante para a ciência, sociedade e, é claro, para Revitare Nano, criado para combater, principalmente, os agentes infecciosos invisíveis. Por isso, se você está interessado no assunto, continue lendo até o final!

Grupos de bactérias e suas características

O homem ainda não conseguiu definir um número exato de espécies de bactérias que existem, tudo que usam para tentar definir é o termo “milhares”. No entanto, até o momento, cada grupo catalogado tem metabolismo, habitat e forma de células diferentes, sendo o último dessa trinca fundamental para fazer a classificação.

A seguir, confira como as bactérias podem ser classificadas:

Bactérias coco

Os cocos possuem um formato esférico ou oval. Quando eles estão agrupados em dois ou mais, recebem outros nomes, como você pode ver abaixo:

  • Diplococo: dois cocos unidos;
  • Tétrades: quatro cocos conectados;
  • Sarcina: oito cocos unidos que conseguem adquirem uma forma similar à de um cubo;
  • Estreptococos: neste, os cocos estão agrupados em cadeia;
  • Estafilococos: os cocos agrupados desordenadamente, como se fossem um cacho de uvas.

Bactérias bacilos

A segunda classificação principal é Bacilos. Esse nome também é baseado na forma, que, diferente do Cocos, parece com um bastão ou cilindro, podendo ser curto ou mais longo. Suas subclassificações são:

  • Diplobacilos: dois bacilos conectados;
  • Estreptobacilos: bacilos ligados na forma de uma cadeia;
  • Cocobacilos: esse é um bacilo um pouco menor, com um formato levemente diferente e semelhante ao coco.

Bactérias espiraladas

Outra categoria que é simples de ser identificada e com um nome bem sugestivos, as bactérias espiraladas são torcidas em um formado muito similar a de um espiral. Suas subcategorias são:

  • Espirilos: em forma de espiral, com uma estrutura rígida e que se deslocam através de flagelos;
  • Espiroquetas: em formato espiral, mais flexíveis e que se deslocam através de contrações citoplasmáticas.

Bactérias vibriões

Fechando a lista de bactérias principais, temos os vibriões. Esses são bastante diferentes dos citados anteriormente, uma vez que a estrutura das células faz lembrar as vírgulas usadas em textos. Os vibriões não possuem subclassificações.

Doenças transmitidas por bactérias

Como afirmamos no começo, existem sim bactérias muitos úteis e benéficas aos seres humanos – essas são usadas em feitos da biotecnologia, como produção de alimentos –, mas há algumas que transmitem doenças. Essas infecções acontecem por meio do contato com secreções que tem as bactérias ou pela água, alimentos e objetos contaminados.

As principais doenças transmitidas por bactérias são pneumonia, tuberculose, meningite, tétano, leptospirose, sífilis, cólera, lepra, disenterias bacterianas e mais.

Sabia que você pode proteger os seus ambientes dessas bactérias malignas com a ajuda do Revitare Nano? Nosso verniz inteligente de fácil aplicação identifica e desativa esses seres infecciosos no primeiro contato. Assim, o índice de segurança dentro do seu imóvel sempre será alto. Entre em contato, tire suas dúvidas e adquira o seu!